Mais voz à história do país
- Victoria Vianna
- 28 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jan. de 2021
Tudo sobre o novo projeto da Prefeitura "A Cidade Que Fala"
A cidade de São Paulo é extremamente importante para a cultura nacional, pois é palco de acontecimentos históricos essenciais para a construção da nossa sociedade. Foi no famoso bairro do Ipiranga, por exemplo, que ocorreu a proclamação da Independência do Brasil em 1822.
"A Cidade Que Fala" é o novo projeto da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Por meio dos patrimônios históricos e culturais da cidade, a iniciativa conta histórias utilizando personagens marcantes do nosso passado, como, por exemplo, padres jesuítas, sambistas famosos e o imperador Dom Pedro I.
Para ver como funciona é simples: basta ir a um dos 21 pontos espalhados pela cidade com um aplicativo de QR Code no seu Smartphone e aproximar do código de leitura próximo ao monumento de sua escolha. Logo, poderá ouvir o personagem contando sua história ou sobre o local.
Parque da Independência
Dom Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, foi até às margens do riacho do Ipiranga e consagrou o Brasil livre, após 322 anos de domínio do império português. Hoje, a data é um feriado nacional que serve de memória para relembrarmos a separação entre coroa e metrópole, dando início a novos tempos no nosso país.
Hoje em dia, o Parque da Independência é o lugar que serve de memorial para esse evento: lá você pode encontrar o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. Por ser um prédio antigo e conter documentos importantes, está fechado para reforma a fim de manter um cuidado especial com os acervos que estão no local — a previsão de abertura é para 2022, ano do Bicentenário da independência do Brasil.
No Parque da Independência se encontra o monumento que possui o código em que Dom Pedro conta a história do lugar e do 7 de setembro.
O local atrai muitos visitantes todos os dias, principalmente aos finais de semana, quando as famílias buscam conhecer melhor a história nacional. Matheus Silva, 20, que estava passeando, contou ao nosso blog que achou interessante a iniciativa da prefeitura de São Paulo e acrescentou: ‘’É muito legal saber mais sobre o passado, muita gente nem sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro, mas o projeto precisa de uma divulgação maior’’.
O projeto "A Cidade Que Fala" é pouco divulgado pelos meios de comunicação e pela própria Prefeitura. Se você é um amante da história, vale a pena conferir essa oportunidade gratuita de obter mais conhecimento sobre a nossa cultura.
Outros Locais
· Mãe Preta – Largo do Paissandu · O menino e o peixe – Parque da Luz · Glória Imortal – Páteo do colégio · Adoniran Barbosa – Praça Dom Orione · Monumento aos 50 anos da imigração Lituana – Praça Rebública Lituana · Contando a féria – Praça João Mendes · Marco Zero – Praça da Sé · Mãe – Parque Buenos Aires · Joaquim Eugênio Lima – Parque Trianon · Carolina Ribeiro – Praça da República · Capela São Miguel – São Miguel Paulista · Pilares da Marquise do Parque Ibirapuera · Mercado Santo Amaro · Estação Brás + Largo da Concórdia · Igreja Rosário dos Homens Pretos da Penha · Museu da Imigração · Igreja Nossa Senhora do Ó · Casa do Sertanista/Casa do Bandeirista · Mercado da Lapa · Instituto Oscar Freire
Matéria produzida com Rabech Oliveira, Ana Carolina Sá e Ellen Fraioli.
Comentários