A influência da tecnologia na vida das crianças e jovens
- Victoria Vianna
- 27 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jan. de 2021
Como a dependência pelos meios digitais tem afetado o desenvolvimento físico e psicológico, fazendo cada vez mais parte do dia a dia
Com o avanço da tecnologia nos séculos XX e XXI, as crianças começaram a se distrair de outras formas, como na televisão, no celular e, também, nos videogames. Os pais, por outro lado, ficam preocupados com o desenvolvimento de seus filhos, por não saberem os riscos e as vantagens do uso desses aparelhos.
A tecnologia afeta diretamente o desenvolvimento físico e psicológico de uma criança. A psicóloga Josy Severo diz: "a criança perde a noção de realidade, que é fornecida por meio de brincadeiras e contatos sociais", e conclui "seria adequado se houvesse um limite imposto pelos pais". Por estarem muito tempo entretidos com esses aparelhos, as crianças e jovens acabam perdendo sua infância e seu tempo de lazer ao ar livre.
Lado negativo e positivo
O uso frequente desses aparatos tecnológicos acarreta em diversos fatores negativos, como por exemplo, a distância entre pais e filhos, as influências das Fake News e, também, as constantes ameaças de pedófilos — que, por meio da internet, procuram novas vítimas.
Para o adulto, o fácil acesso à internet é algo que vem o ajudando principalmente no dia-a-dia, enquanto para as crianças, encontram um mundo cheio de novidades. Fazendo com que conteúdos não recomendados para a idade delas, sejam assistidas, muitas vezes, sem a supervisão dos pais.
Por outro lado, a internet e outros meios, são de extrema importância no desenvolvimento educacional de um jovem; pois, é um grande banco de dados que possui vídeos, aplicativos e sites que mostram para as crianças novas ferramentas de aprendizado.
Youtube

A nova onda do momento são os famosos youtubers – que gravam vídeos para a plataforma, sendo para entretenimento ou educação. Murilo Souza, 5 anos, se desenvolveu mais ao assistir esses tipos de vídeos, “ajudou muito, desde pequenininho ele assistia muito aqueles vídeos que falavam as cores, e que ensinava a falar e contar em inglês. Tudo isso, assistindo no celular” contou a mãe, Géssika Reis.
É possível encontrar vídeos de todos os tipos, podendo agradar a qualquer idade, como por exemplo, o canal Você Sabia – que produz vídeos sobre curiosidade e acontecimentos ao redor do mundo –, que desperta maior interesse no público alvo, as crianças e jovens.
Consumismo
A influência do meio tecnológico no mercado é totalmente expressiva, por conta dos anúncios (marketing), que são gerados a partir de pesquisas feitas na internet. No caso da criança é mais comum despertar desejos pelos objetos anunciados, como por exemplo, jogos, eventos (Brasil Game Show e Comic Con Experience) e Smartphones. Géssika explica que o Murilo se tornou uma criança consumista “nesses canais que ele assiste, passa muito comercial de brinquedo, então acaba querendo e pedindo o tempo todo”.
Mundo virtual e real
Eventos como Brasil Game Show e Comic Con Experience, se tornam um ambiente de aproximação da criança com o mundo virtual, até mesmo com aquele youtuber que costuma apresentar tais eventos, e assim desmistificando aquela idealização de intocável.
Na última BGS, realizado entre os dias 10 e 14 de outubro, o casal de youtubers criadores dos canais "Coisa de Nerd" e "Cadê a Chave?", Leon Martins e Nilce Moretto, presenciaram de perto o amor pelo público em que grande parte é composto por crianças. " Nós não temos contato com isso no dia a dia, mesmo por conta do lugar em que moramos [Vancouver, Canadá]. Então, quando a gente vêm para o Brasil e tem esse calor humano é muito especial, muito legal", disse Leon sobre o carinho dos fãs no evento, em uma entrevista para o Canal do Youtube da empresa Hyper X, fabricante de equipamentos eletrônicos.
A vida fora da tecnologia
Segundo a pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em 2016, aproximadamente 7 em cada 10 crianças e adolescentes, de acordo com seus pais e responsáveis, utilizaram a internet com segurança. No ano seguinte, a TIC Kids Online Brasil revela que o maior acesso na internet está entre crianças da área urbana do país, sendo do sul e sudeste e de sua maioria feminina.
É evidente que a tecnologia afeta a vida da criança e jovem, assim como diz a psicóloga Josy Severo, “seria adequado se houvesse um limite, não podemos deixar a criança totalmente distante dos meios de tecnologia, mas há necessidade de um uso coerente, não extinguindo a criança das atividades lúdicas e pedagógicas”.
Matéria feita com Rabech Oliveira e Ana Carolina Sá.
Comentários